domingo, 27 de junho de 2010

Arc-en-ciel...


São João - Porque esta semana, um pouco por todo o lado, se comemorou o São João, deixo algumas imagens da sardinhada que fizemos em casa...

Diz-se que o São João é o santo mais popular de todos os santos... sendo um dos santos mais festejado na Europa. Em Portugal, é especialmente no Porto e em Braga que os festejos se mantêm mais fieis à tradição, sendo bastante mais pagãos do que os de São Pedro e de Santo António - saltam-se fogueiras, fazem-se adivinhações para o clima e colheitas do próximo ano e tudo isto na fase do solstício de Verão... No que respeita a este espírito pagão, e à popularidade do santo, dizem as quadras populares que:

Até os mouros na Mourama
festejam o São João.
Quando os mouros o festeja,
que fará quem é cristão!

Como sempre, também em nossa casa festejamos o São João, uma pequena sardinhada, um manjerico, balões para soltar no céu e grinaldas coloridas e iluminadas... e, sobretudo, a família reunida!!!

6 comentários:

  1. Estava muito bonita a vossa noite de S. João!

    ResponderEliminar
  2. ;) Até o Urtiga teve direito a uma sardinhita!!! (mas acho que não gostou!)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Mariana.
    Gostaria de pedir uma informação a respeito da foto postada referente ao S. João, onde inclui uma imagem de um balão sãojoanino.
    Seria possivel saber se esse balão foi lançado no Porto ou em Braga e em que ano também? É que eu faço parte da TURMA LUSA DE LISBOA, uma pequena equipa tradicional de lançamento de balões sãojoaninos e como editamos um informativo pela net dedicado em exclusivo a "Tradição do Balão de S. João" e do qual enviamos para muitos amigos praticantes ou simplesmente simpatizantes desta tradição, por isso gostaria de saber dados sobre este balão, isto é claro, caso possua alguma informação.
    Se desejar receber o nosso informativo, cuja denominação é o "Pirilampo", por favor me diga, pois teremos imenso gosto em o enviar.
    Nosso e-mail é:
    turma.lusa@hotmail.com
    Desde já agradeço toda a atenção e colaboração dispensada e o favor que nos possa prestar.
    Atenciosamente.
    Francisco Silva
    TURMA LUSA DE LISBOA
    (Equipa tradicional de lançamento de balões são joaninos)
    "Balão no céu, alegria na terra"

    ResponderEliminar
  4. Caro Francisco,

    Obrigada pela visita ao meu blog, do qual tenho andado um pouco ausente pelo que respondo tão tardiamente ao seu pedido.

    O balão da fotografia foi lançado nos arredores do Porto, onde em quase todas as terras é usual lançar desde os balões mais pequenos aos maiores, que necessitam de um bom grupo de amigos para que o processo consiga ter êxito.

    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Andam um pouquito paradas... muitas ideias mas pouco tempo para fotografar!!!
    ;)

    ResponderEliminar